sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Marcada, de P. C. Cast e Kristin Cast

marcada1

Bem-vindo ao mundo de The House of Night, um mundo parecido com o nosso, exceto pelo fato de que nele os vampiros sempre existiram.

Marcada é o primeiro livro da série The House of Night escrita por P. C. Cast e Kristin Cast.

A história gira em torno de Zoey, uma garota de 16 anos, que foi Marcada como uma vampira e como tal tem que ir viver na Morada da Noite ou gradativamente adoecerá até morrer. Nesse mundo os vampiros sempre existiram e isso não é mistério pra ninguém. O vampirismo é um processo biológico explicado pela ciência, causado por um defeito no DNA.

Zoey tem de enfrentar o preconceito dos amigos e familiares por ter sido Marcada e, na Morada da Noite, ela tenta se encaixar nessa nova realidade. Um dos grandes motes do livro é justamente tratar sem pudor de temas muito delicados como o mal relacionamento com os pais, xenofobia, bulling, tribos urbanas, homossexualismo, homofobia, sexo, intolerância religiosa e paganismo. As autoras não se abstém de dar sua visão sobre os assuntos e tudo é expresso de forma bem clara.

Outra coisa que se destaca no livro é sua constantes referencias a coisa do nosso cotidiano, como celebridades, marcas e produtos que existem na vida real. Esse é um dos muitos meios que são usados no livro pra aproximar o leitor dos personagens, mas que às vezes (como na maioria dos livros que usa demais desse recurso) soa forçado. Os temas, as situações e até linguagem, também percebe-se, foram cuidadosamente escolhidos para se encaixar perfeitamente com seu público alvo (garotas americanas com idade por volta dos 16 anos).

Referências à wicca transbordam na história. O Povo da Fé representa, no livro, a religião que rejeita os vampiros e negam qualquer explicação científica para a transformação, e que na minha opinião é um dos assuntos que podem ser melhor explorados nos próximos livros, juntamente com a vida dos vampiros fora da Morada da Noite.

O livro tem um final satisfatório e, é claro, com muito material para ser explorado nos próximos livros da série (12 no total!).

Título: Marcada
Título Original: Marked (2007)
Autor: P. C. Cast e Kristin Cast
Ano: 2009
Páginas: 327
Tradução: Johann Heyss
Editora: Novo Século

0 comentários:

Postar um comentário