quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Obrigado tradutores!

Hoje é o dia do tradutor e eu gostaria de dar parabéns a esses profissionais tão importantes na minha vida e acho que na da maioria de você também, e aproveitar para comentar sobre esse ofício.

Eu, que não consigo entender mais do que umas poucas palavras e frases em inglês, e praticamente nada de qualquer outra língua, devo muito a esses profissionais, sem o qual eu teria deixado de ler muitos dos meus livros favoritos. Sem eles eu talvez nem teria achegado a ser um leitor.

livros

O trabalho do tradutor é algo primordial para o sucesso de um livro em terras estrangeiras de língua diferente da de origem da obra. Ele vai muito mais do que traduzir palavras para outro idioma. Ele precisa equivaler expressões que não podem ser traduzidas, transpor o estilo da obra com a mesma maestria do autor, as vezes até criar novas palavras e expressões para tornar a tradução o mais fiel possível do original.

A linguagem é algo vivo, por isso o trabalho do tradutor também é de eterna renovação. Ele precisa estar atualizado com as formas de linguagem dos seus contemporâneos (e convenhamos que fazer isso com jovens é bem difícil).

Mas, infelizmente, todos nós já nos deparamos com frases do tipo “em inglês é bem melhor” ou “a tradução ficou péssima” ou que o tradutor optou por palavras infelizes e coisa do gênero. Para quem ler na língua original não é uma opção (seja por não lê em outra língua ou não possui o original) esse tipo de coisa é um terror. Saber que aquela obra tão aguardada ficou uma porcaria por culpa de uma pessoa que não sabe fazer o seu trabalho direito ou não se dedicou o bastante para faze-lo (não isentando a parcela de culpa das editoras) pode ser algo frustrante.

Por isso MUITO OBRIGADO a todos os tradutores competentes, que fazem o seu trabalho com amor e dedicação e nos proporcionam momentos que não seriam possíveis sem eles.

Thanks!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Momo e o Senhor do Tempo, de Michael Ende

MOMO E O SENHOR DO TEMPO, Michael Ende - Fantasia BR

“Contei-lhe esta história”, diz o passageiro misterioso ao autor, “como se já tivesse acontecido. Mas também poderia ter contado como se fosse acontecer no futuro. Para mim, não há muita diferença.”

O livro mais famoso de Michael Ende, com certeza, é A História Sem Fim. Por isso quando me deparei com esse estranho livro do qual nunca tinha ouvido falar, é claro que o nome do autor na capa me chamou atenção na hora. Imaginei que entraria novamente em um mundo fabuloso repleto de criaturas mágicas e coisas do gênero.

Eu estava parcialmente enganado. Ende é muito menos pretencioso em Momo do que em A História Sem Fim. Ele nos mostra um mundo que poderia muito bem ser o nosso, em um tempo que poderia muito bem ser o presente. Momo é uma garota órfã muito especial e tem uma capacidade fantástica de saber ouvir as pessoas, o que ajuda muita gente. Ela também tem muitos amigos e quem brinca com ela nunca correrá o risco de ficar entediado.

Mas, existem os terríveis homens cinzentos, uma organização muito misteriosa que almeja roubar o tempo das pessoas. E quando Momo começa a atrapalhar os planos deles, sua vida e a das pessoas que ela ama entra em perigo. Graças ao homens cinzentos Momo se vê sozinha e sem esperança, mas se pode encontrar um amigo onde menos se espera. A partir dai, uma perseguição a favor do tempo (não resisti:]) se inicia.

Gostei muito da forma como o autor conta a sua história sem forçar comparações com a realidade cotidiana nem transmitir mensagens de moral como seria de se esperar. Essas coisas simplesmente surgem naturalmente, talvez até passem despercebidas. Algumas passagens, também são muito bonitas. Confesso que sou fã das histórias alemãs, pois são lindas. No fim, o livro dá uma sensação de angustia, de que não há saída para a Momo. Tudo pra deixar a história ainda melhor.

Recentemente também descobri que existem um filme e uma animação baseados no livro.Mal posso esperar para ler mais coisas de Ende.

Título: Momo e o senhor do tempo
Título Original: MOMO (1973)
Autor: Michael Ende
Ano: 1995
Páginas: 266
Tradução: Monica Stahel
Editora: Martins Fontes

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Marcada, de P. C. Cast e Kristin Cast

marcada1

Bem-vindo ao mundo de The House of Night, um mundo parecido com o nosso, exceto pelo fato de que nele os vampiros sempre existiram.

Marcada é o primeiro livro da série The House of Night escrita por P. C. Cast e Kristin Cast.

A história gira em torno de Zoey, uma garota de 16 anos, que foi Marcada como uma vampira e como tal tem que ir viver na Morada da Noite ou gradativamente adoecerá até morrer. Nesse mundo os vampiros sempre existiram e isso não é mistério pra ninguém. O vampirismo é um processo biológico explicado pela ciência, causado por um defeito no DNA.

Zoey tem de enfrentar o preconceito dos amigos e familiares por ter sido Marcada e, na Morada da Noite, ela tenta se encaixar nessa nova realidade. Um dos grandes motes do livro é justamente tratar sem pudor de temas muito delicados como o mal relacionamento com os pais, xenofobia, bulling, tribos urbanas, homossexualismo, homofobia, sexo, intolerância religiosa e paganismo. As autoras não se abstém de dar sua visão sobre os assuntos e tudo é expresso de forma bem clara.

Outra coisa que se destaca no livro é sua constantes referencias a coisa do nosso cotidiano, como celebridades, marcas e produtos que existem na vida real. Esse é um dos muitos meios que são usados no livro pra aproximar o leitor dos personagens, mas que às vezes (como na maioria dos livros que usa demais desse recurso) soa forçado. Os temas, as situações e até linguagem, também percebe-se, foram cuidadosamente escolhidos para se encaixar perfeitamente com seu público alvo (garotas americanas com idade por volta dos 16 anos).

Referências à wicca transbordam na história. O Povo da Fé representa, no livro, a religião que rejeita os vampiros e negam qualquer explicação científica para a transformação, e que na minha opinião é um dos assuntos que podem ser melhor explorados nos próximos livros, juntamente com a vida dos vampiros fora da Morada da Noite.

O livro tem um final satisfatório e, é claro, com muito material para ser explorado nos próximos livros da série (12 no total!).

Título: Marcada
Título Original: Marked (2007)
Autor: P. C. Cast e Kristin Cast
Ano: 2009
Páginas: 327
Tradução: Johann Heyss
Editora: Novo Século

Encontre o mundo de Harry Potter

Onde: na Terra.
Quando: no presente (o primeiro livro se passa no ano de 1991).

hogwarts36wl

Nas estórias de Harry Potter fica bem claro que o mundo mágico e o nosso mundo cotidiano são um só. No entanto não é percebido pelos não-bruxos (trouxas). No livro O prisioneiro de Azkaban, quando Harry é levado pelo Nôitebus Andante e pergunta a Lalau como que os trouxas não ouvem o ônibus:

“-Eles! – respondeu Lalau, em tom de desprezo –, não ouvem direito, não é? Não olham direito também. nunca notam coisa alguma, nunca.”

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban

No entanto existem locais mágicos que só bruxos (ou trouxas acompanhados de bruxos) podem entrar, como o Beco Diagonal, que fica escondido atrás de um pub de Londres, O Caldeirão Furado; a Plataforma 9 nove e meia, que fica na estação King’s Cross, com a entrada escondida entre as plataformas nove e dez; o Ministério da Magia, no subsolo de Londres e cujo acesso é feito por meio de uma cabine telefônica vermelha depredada; e o hospital St. Mungus, que pode ser acessado por meio de uma vitrine mágica.

Todos estes locais ficam em lugares escondidos de Londres e suas entradas são disfarçadas, imperceptíveis aos trouxas.

Já o castelo de Hogwarts, onde Harry estuda, fica escondido nas florestas do Reino Unido, próximo a cidade bruxa de Hogsmeade, e é possível chegar lá usando tanto meios mágicos, quanto transporte comum, como os alunos de que usam um trem. Mas o castelo também tem um arsenal de magias para manter os trouxas o mais longe possível das propriedades da escola.

Encontre outros mundos!

Encontre os Mundos Mágicos

Algumas das histórias mais fascinantes que lemos são aquelas que nos apresentam uma nova realidade, diferente da muitas vezes entediante com a qual estamos acostumados. Algum lugar distante do mundo, outro planeta, outro universo, uma realidade paralela. Normalmente os personagens, para chegar a essa realidade diferente, podem descobrir (talvez por acaso) alguma entrada mágica, um portal secreto ou use algum veículo (mágico ou não).

intro

Mas você já pensou onde estão essas realidades em relação a nossa? Ou a pergunta seria quando? Onde fica Hogwarts e em que parte de Londres estão o Beco Diagonal e a plataforma 9 ½? A Terra Media é a Terra que nós conhecemos ou outro mundo? Onde é Nárnia? Como podemos chegar a Oz?

Ao ler estórias de fantasia as primeiras perguntas que se deve fazer é: onde e quando a terra fantástica está em relação ao nosso mundo? Então, para facilitar a sua vida, reunimos uma lista dos locais fantásticos mais famosos e onde encontra-los.

Agora é só escolher onde ir e se divertir: