quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Entrevista com o vampiro, de Anne Rice

Entrevista com o vampiro é o mais conhecido livro da Dama do gótico moderno Anne Rice.

Nesse volume, o primeiro das Crônicas Vampirescas composta de 10 volumes, temos a história narrada pelo vampiro Louis, por meio de uma ousada entrevista a um jovem repórter.

Louis então remonta sua trajetória iniciada há mais de duzentos anos atrás, quando era apenas um jovem fazendeiro imerso em problemas econômicos e familiares o que o faz, aos poucos, desistir de viver. Até que surpreendido no meio da noite por um vampiro que o traz para o sombrio mundo dos sugadores de sangue.

O vampiro que transformou Louis é Lestat, o mais conhecido personagem de Anne Rice. E a relação entre os dois é, desde o inicio conturbada, pois Louis o vê apenas como um vampiro mesquinho e egoísta, mais apesar disso sente uma dependência e uma atração irresistível por seu criador que o impede de deixá-lo. Lestat discorda das atitudes e idéias de redenção de Louis, que não aceita sua natureza de um assassino e o livro é intensamente marcado por suas reflexões sobre o significado da sua sombria imortalidade.

A história torna-se mais interessante com o surgimento de Claudia, uma criança vampira transformada por Lestat. Com uma beleza delicada e angelical e mais cruel que o próprio Lestat, ela conquista para sempre o amor de Louis.

Escrito no mais belo estilo vitoriano, Entrevista com o vampiro é um dos melhores do gênero que já li. A maneira intensa como Anne Rice descreve os sentimentos e emoções de seus personagens, deu ao gênero vampiresco os vampiros mais humanos da literatura, sua vivacidade é tão grande que as personagens quase saltam das páginas.

Nesta saga a narrativa gótica que impregna cada pagina do livro conduz o leitor a adentrar em um mundo fascinante e macabro, convincente em seus detalhes. O erotismo presente na história é descrito de maneira suave e sofisticada sem nenhum apelo sexual explicito mais o homoerotismo presente nesse livro e comum em muitos outros de Anne Rice, pode fazer com que alguns leitores torçam o nariz para a obra. E também a narrativa arrastada e a demora no desenrolar da história, podem cansar os mais impacientes.

Entrevista com o vampiro é um ótimo livro. Com certeza As Crônicas Vampirescas se tornou a minha série de vampiros favorita!

Título: Entrevista com o vampiro
Título original: Interview with the vampire (1976)
Autor: Anne Rice
Ano: 1992
Páginas: 334
Editora: Rocco
Tradução: Clarice Lispector

2 comentários:

Amo este livro...a narrativa é calma mas te envolve de tal maneira que você não consegue abandonar o livro é maravilho. A paixão nas palavras faz com que nos sintamos na propria história...isso sim é um livro sobre vampiros.

pois é, tenho a mesma opiniao que vc... esse livro assusta os mais impacientes, mais eh muito bom!
To lendo acompanhando a serie ja estou no 6!

Postar um comentário