segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Vampiros, Anjos e a próxima tendência da estação

Há algum tempo a atrás tomei conhecimento de um hype em torno de uma série de livros norte-americana sobre vampiros. O primeiro livro da série, chamado Twiligth, logo viraria filme e os já estava a ponto de ser publicado no Brasil. Não demorou muito pra virar febre aqui também.

Mas o que mais me chamou atenção nisso tudo foi o que ficou conhecido como “moda vampira” ou algo do gênero. Vários livros de vampiros foram “ressuscitados”. Muitos, muitos livros de vampiros foram publicados. Mas isso não ficou restrito só aos livros. Filmes e séries surgiram. HQs foram lançadas e relançadas. Os sites e blogs só falavam disso. Tinha para todos os gostos. Isso durou algum tempo e ainda continua ecoar por ai.

Mais recentemente li uma matéria em um jornal ou revista com profetizava a vinda dos anjos. Os anjos seriam os novos vampiros. A princípio achei que era exagero, esse negocio de moda na literatura não existia. Quem gosta de ler, lê o que tem vontade e não vai seguir tendências. Eu cometi um grande erro de julgamento. 

Arte Mariano Villalba

Agora dando uma volta na blogosfera literárias eu percebo o quanto eu fui ingênuo. Os livros sobre anjos geraram um novo hype no mercado. São tantos livros, uma boa parcela voltado para o publico juvenil feminino, que nem ousei contar.

Mas agora eu me pergunto: e depois? Qual vai ser a da vez?

Agora pensando melhor sobre o assunto imagino que sempre houve isso ou algo parecido na literatura. Tem sempre uma geração ou grupo que se sente mais atraída por um gênero, um estilo, um tema. Mas o que está havendo agora é algo um pouco diferente. Isso é quase como as modas de vestiários, muda conforme a estação.

O que mais temo com relação a essas marés na literatura fantástica são os escritores oportunistas. Esses que parecem ficar analisando o que vem sendo publicado, estudando as tendências de mercado e escrevendo só aquilo que julgam estar na moda. Seu objetivo é ganhar dinheiro, talvez fazer fama, nada mais.

Sobre esses eu só espero que eu nem ninguém caia nas suas teias.

E enquanto eu espero para ver a próxima tendência da estação, vou continuar com meu estilo alternativo e fora de moda. E vocês, que estilo têm?

0 comentários:

Postar um comentário