sexta-feira, 15 de abril de 2011

Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Título: Admirável mundo novo 
Título Original: Brave new world (1932)
Autor: Aldous Huxley 
Ano: 2008
Páginas:  318
Tradução:  Lino Vallandro e Vidal Serrano
Editora: Globo

Admiravel-mundo-novo

Em Admirável mundo novo, Aldous Huxley nos apresenta a um mundo futurista e assustador.

Na medida em que vamos sendo conduzidos por essa realidade, somos advertidos sobre os aspectos nocivos que o progresso pode trazer para a vida humana, tornando-se cada vez mais obscuro e pessimista.

Neste mundo as pessoas são muito felizes e tudo é condicionado para tornar essa felicidade continua e quase ininterrupta. Qualquer preocupação ou angustias é dissipada pela droga sintética “soma”, que conduz quem o toma para um mundo de fantasia e alegrias.

No futuro já não há mais guerras nem doenças. As pessoas são condicionadas a serem e fazerem o que é melhor para todos. A população agora é dividida em castas, e criada para serem física e psicologicamente adequados à casta que ocupam e ao trabalho realizado, e se satisfazerem com ele. Também não existem famílias, as crianças são geradas artificialmente e a gestação é vista como algo grotesco. A nova cultura é contra tudo que for muito intenso ou prolongado. A ciência evoluiu ao ponto de suprimir os efeitos da velhice e as pessoas morrem muito mais velhas, mas com aparência jovem.

Bernard Marx não se sente satisfeito com esse mundo. Ele é fisicamente diferente dos outros Alfas e seu comportamento e pensamentos não condizem com o padrão da sociedade. Quando em uma viagem à uma reserva de selvagens (um dos últimos redutos da antiga civilização) ele encontra John, filho de Linda, uma mulher da civilização. Bernard vê em John a chance de ganhar respeito e o leva para o mundo civilizado. Mas isso traz novas implicações para a vida de todos.

Esse é um livro pra ser lido muito além de como só um romance. Dele você pode tirar importantes reflexões sobre a nossa sociedade, as relações humanas, consumismo, futilidade e a sua própria vida. Não vou aqui me ater a discussões

Um livro extraordinário que para mim peca em um só ponto: o final extremamente sombrio e obscuro. Ao terminar é impossível não parar, refletir e reler.

2 comentários:

Eu ainda não li esse livro, mas tenho ele na minha "lista", a resenha me lembrou um pouco aquele filme Gátacca, parece mesmo ser um história sombria...

É realmente uma história bem sombria especialmente no final.
E pior de tudo é que você identifica muitas coisas que acontecem no presente.

Postar um comentário