segunda-feira, 13 de junho de 2011

Série: V - Visitantes


Já estou cansado de ouvir falar de que Hollywood está sem criatividade. Pois ao que parece esse mal também chegou às telinhas.

A série V – Visitantes (2009) é um remake de uma série dos anos 80 e trata de uma "invasão" alienígena “pacifica”. Grandes naves de repente surgem no céu das maiores cidade do planeta, uma inclusive ao lado do Cristo Redentor no Rio. Os auto intitulados Visitantes logo tratam de deixar bem claro que são seres pacíficos e não querem causar nenhum mau. Mas é claro que algumas pessoas percebem que existe algo de muito estranho com essa chegada dos aliens.

O que mais me chamou minha atenção nessa série foi a reflexão que ela traz sobre controle de mentes e o papel da mídia na alienação da população. Quem controla a mídia controla o mundo, isso fica bem claro na série. A personagem Anna, líder dos Vs, é interpretada pela atriz brasileira Morena Baccarin. Fica evidente nessa escolha que a intenção é trazer um ar de estrangeirismo aos Visitantes com a aparência exótica de Baccarin. Anna manipula a todos usando seu carisma e inteligência. Tudo na história gira em torno dela, e Baccarin é o destaque da série.

V – Visitantes escorrega algumas vezes no enredo e em certo pondo desacelera e perdendo a agilidade inicial, mas acaba recuperando o folego próximo ao final. Os efeitos especiais são medianos, mas isso não influenciou meu julgamento, pois geralmente não espero grande coisa nesse quesito em séries de TV. O grande mistério de o que os Vs desejam dos humanos, já que querem a todo o custo ganhar a simpatia desses, ainda não é completamente revelado nessa temporada, mas isso nos deixa com uma tremenda vontade de quero mais.


Algo que me incomodou na série, mesmo que minimamente, foi a mistura biológica que fizeram. Fica claro que os Vs possuem um corpo reptiliano antropomorfizado, mas agem como se fossem insetos sociais, com Anna fazendo o papel de rainha. Ideias de alienígenas parecidos com animais da Terra ou mesmo os próprios humanos não me agrada muito (veja a matéria Ficção nem sempre Científica), misturar corpo de um animal com o comportamento de outro me agrada menos ainda. Mas sei que isso é só uma cisma de um estudante de biologia, e não vai nem mesmo ser notado pela maioria das pessoas.

Apesar de V no geral não ser perfeito, ela tem grandes momentos. Vale a pena dá uma espiada para julgar por se próprio. A série ainda tem uma segunda temporada tendo sido cancelada logo em seguida, mas isso não me desanimou em continuar e assim que assistir a segunda temporada vocês verão meu parecer por aqui.

0 comentários:

Postar um comentário