quinta-feira, 18 de agosto de 2011

[Anime] Elfen Lied

elfen-lied

Elfen Lied é uma ficção científica bastante original e gira em torno das interações, ideias, emoções e discriminações entre humanos e “Diclonius”, uma espécie mutante parecida com os humanos na forma, mas distinguíveis por dois chifres na cabeça e pelos "vectors", braços invisíveis controlados mentalmente que têm o poder de manipular e cortar objetos dentro do alcance.

elfen_lied_lucyA série animada é baseada em uma série de mangás criada por Lynn Okamoto. A adptação consiste de 13 episódios e foi criada pela ARMS e distribuída pela TV Tokyo em meados de 2004. Uma curiosidade é que o anime teve início antes de o mangá estar completo e como resultado, a trama é diferente nas duas versões, especialmente quanto ao fim da história. Em 2005, um episódio especial foi lançado, cuja história se encaixa entre os episódios 10 e 11 do anime.

O desenho é focado na jovem Diclonius "Lucy", que foge do laboratório onde sua espécie era estudada e mantida em segredo. Ela, quando jovem, foi rejeitada pelos humanos e consequentemente alimenta uma vingança contra eles.

Encontrada por Kouta e sua prima Yuka na praia quem responde no lugar de Lucy é uma outra personalidade sua bastante diferente da original, chamada por Kouta de Nyuu, devido a essa ser a única palavra que ela sabe dizer. Nyuu é dócil e amável e em nada se parece com assassina que despedaçou milhares em sua fuga desenfreada.

Aos poucos vamos percebendo que os laços que unem todos os personagem do desenho são bem mais profundos, há mistérios envolvendo todos na trama que de início não parecem fazer sentido.

elfen_lied_02Outras personagem da história também merecem destaque, como Mayu, uma sem teto que acaba sendo acolhida por Kouta e Yuka, e a Diclonius número sete Nana. Enviada para matar Lucy, Nana acaba falhando e é encontrada por Mayu e acabam se tornado amigas, apesar de ser uma diclonius  ela parece ter absoluto controle sobre os vectors e é por isso, inofensiva.

Nana é a única que percebe que há algo de estranho com Lucy e desiste da ideia de matá-la, acreditando que enquanto ela fosse Nyuu, não ofereceria perigo. Enquanto isso os pesquisadores responsáveis pelos Diclonius procuram incessantemente por Lucy, acreditando que enquanto ela estiver livre a humanidade corre perigo.

Uma das coisas mais interessantes do anime é que o que mais me envolveu na trama foram os conflitos e as dores emocionais dos personagens. Todos possuem um passado marcado por dor e sofrimento e isso é o que os acaba unindo. Retalhos de lembranças ao longo dos episódios vão sendo reunidos  e acabam mostrando que aparentemente não foi o acaso que que uniu a todos.

133985855_cedca8cbd3O clímax do anime me surpreendeu em vez do esperando festim sangrento o que vi, além disso, foi um profundo e emocionante acerto de contas, onde todos os remorsos, sentimentos ocultos e medos escondidos foram postos em pratos limpos revelando que apesar de todo o mal que alguém possa cometer, até o mais perverso dos crimes pode ser perdoado, pois o amor é um sentimento bastante forte.

Essa foi a impressão que o desenho me deu, uma ficção cientifica  bastante original com um roteiro muito inteligente e um conflito emocional dos mais profundos e belos de se ver. Recomendo!

0 comentários:

Postar um comentário