quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Castelo Animado, de Diana Wynne Jones

casteloanimadolivro01

Sendo a fantasia meu gênero literário favorito, há tempos que sentia falta de ler uma história tão deliciosa como essa. Castelos móveis, terras encantadas, botas de sete léguas, bruxas e magia, muita magia fazem de O Castelo Animado um dos melhores livros que li esse ano. Uma história cativante, empolgante, emocionante e encantadora.

Sophie Hatter é a mais velha de três irmãs e devido a isso não tem nenhuma perspectiva de futuro para si própria. Achando que o futuro de suas irmãs é mais promissor que o seu, contenta-se apenas em viver trabalhando na velha chapelaria da família enquanto suas irmãs partem em busca de seu destino.

Porém sua vida da uma guinada estranha quando recebe em sua loja a visita da Bruxa das Terras Desoladas que, sem motivo aparente, lança-lhe uma maldição e Sophie acaba transformada em uma senhora de 90 anos, além disso, o poderoso feitiço a impede de contar a qualquer pessoa que está amaldiçoada.

Assim Sophie se vê obrigada a ir embora, sem nenhum destino em mente  mas a partir daí começam a acontecer coisas inesperadas. Uma delas é que ela acaba se abrigando no castelo do misterioso mago Howl, o qual diziam ser um mago muito poderoso e malvado que devorava o corações de moças belas…

Sophie, que ao início nada de interessante via acontecer em sua vida, por meio dessa maldição se vê em busca do seu destino, conhecendo lugares esplendidos, vivendo intensas aventuras e conhecendo amigos inesquecíveis como Calcifer, Michael e o próprio Howl, que não era nada daquilo de que ouvia falar. Assim Sophie faz valer aquele velho ditado que diz que “há males que vem para o bem”. E como a própria pensava uma das coisas boas de ser velha é que nada mais tem tanta importância na vida e o melhor é viver intensamente sem preocupar com o que os outros dizem ou pensam!

Sophie se tornou uma das melhores personagens que já li, a sra. Bisbilhoteira, muito enxerida, briguenta, amorosa, sensível tudo ao mesmo tempo. Howl é outro que merece destaque, ele é daqueles de quem a modéstia anda longe, mas é de coração puro e uma ótima pessoa, capaz de fazer qualquer coisa em defesa dos amigos!

Se pudesse comparar esse livro com outra obra famosa seria As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis. Pois  tal como na obra de Lewis, O Castelo Animado é daqueles livros fantásticos, gostosos de se ler e que traz uma grande paz interior, fazendo a gente se lembrar de coisas boas, dos tempos de infância e de como é bom ser criança! O interessante é que a autora Diana Wynne Jones foi aluna de Lewis e Tolkien, e pelo visto soube fazer bem a lição de casa, nos presenteando com mais uma obra magnífica de fantasia como seus mestres fizeram!

O Castelo Animado deu origem a uma adaptação para o cinema bastante famosa dirigida por Hayao Miyazaki, mesmo diretor de A Viagem de Chihiro, o qual foi indicado ao Oscar de Melhor Longa de Animação em 2006. Apesar de não ser muito fiel ao livro o filme é igualmente encantador!

Título: O Castelo Animado
Título original: Howl’s Moving Castle, 1986
Autor: Diana Wynne Jones
Páginas: 318
Editora:Record

2 comentários:

Alysson, parabéns pela ótima resenha!
Fico feliz que tenha gostado do livro, ainda mais por ter sido uma indicação minha!
Mas Diana é isso mesmo, muito cativante, ela tem o dom de encantar com as palavras, estou louco para ler os outros dois livros dessa trilogia.
E também quero muito comprar os livros da série Os Mundos de Crestomanci, dela também!

Abraços

Oi Ademar! Que bom que gostou da minha resenha!
E queria te agradecer por me apresentar a essa autora tão fantástica que é Diana Wynne Jones. Amei O Castelo Animado e já estou com O Castelo no Ar(segundo livro dessa trilogia) em mãos e pretendo ler em breve!

Abraços!

Postar um comentário