terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Dragões de Éter - Círculos de Chuva, de Raphael Draccon

Título: Dragões de Éter – Círculos de Chuva
Autor: Raphael Draccon
Ano: 2010
Páginas: 534
Editora: LeYa

Círculos de Chuva - Dragões de Éter, de Raphael Draccon

O final de uma série é sempre algo místico. Depois de conhecer e acompanhar a trajetória dos personagens é justo querer um final digno de suas expectativas. Nesse terceiro e último livro da trilogia Dragões de Éter minha expectativa não era menor. Afinal eu virei grande fã da série e do autor e eu sabia exatamente o que eu queria: algo grandioso.

O livro, como toda a série, traz aquele ar meio sombrio e por vezes agourento. O príncipe Axel passa bastante tempo fora do reino em sua própria jornada e anda por lugares estranhos e fascinantes. Novos personagens surgem como o enigmático e carrancudo Rei Petter, que acabou se tornando um dos meus favoritos. Ariane continua sua jornada pelos caminhos da magia o que a conduz a diversos perigos. Snail e Liriel e seu exercito de órfãos partem em busca do maior tesouro já enterrado. Os outros personagens vão seguindo a suas vidas, abarrotadas de problemas desde dúvidas adolescentes até questões que irão decidir o futuro dos reinos. Mas em algum momento você percebe que todas elas estão ligadas pela guerra que se anuncia. E todos tem seus papel nela.

O livro demora um pouco pra entrar no pique. Algumas coisas vão acontecendo sem muita explicação e nos deixando curiosos e cheios de suposições. Ocorrem muitas reviravoltas e há uma crescente sensação de perigo. Os personagens tiveram uma grande evolução nesse livro, principalmente o João, que me deixou meio confuso fazendo várias coisas bem estranhas.

A contribuição do povo oriental para a história (e para guerra), tão prometida no livro anterior, acabou sendo diminuída e o que me deixou chateado.

O desfecho dos personagens Axel e Maria foi, sinceramente, decepcionante. Até dá pra entender porque aconteceu, na verdade faz todo o sentido, mas isso não muda o fato de ter deixado a desejar.

O livro no geral deixou muitas pontas soltas. Merece um quarto livro para deixar tudo mais fechadinho. Gancho para isso até já tem pronto: Rapunzel. Se o autor colocou isso com a intenção de realmente de continuar a série eu não sei, mas com certeza seria uma boa e agradaria uma legião de fãs.

Com relação a minhas expectativas com esse livro eu fui correspondido em partes. A guerra, ou melhor, as batalhas demoram pra começar e acabam mais rápido do que eu gostaria. A Terra do Nunca foi a parte mais interessante do livro. Tudo ficou muito bem pensado, angelical e violento ao mesmo tempo. O final da maioria dos personagens me deixou com vontade de quero mais.

Achei normal o livro não ter me agradado totalmente. O último livro de uma série é sempre o mais perigoso, tanto para o autor como para o leitor. Ele tem a responsabilidade de não decepcionar seus fãs sob o risco de acabar deixando uma má impressão sobre a série, mas também ele não pode fazer uma final só para a gradar os fãs. Tem que ter a medida certa.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Imagens, Site, Musica, Trailers e Mais Trailers

Liberado o primeiro trailer de “Motoqueiro Fantasma: O Espírito da Vingança”.

Também foi liberado o trailer oficial de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. O filme concluirá a trilogia.

Spiderman - O Espetacular Homem-Aranha

O site oficial do “O Espetacular Homem-Aranha” já está no ar e traz novas imagens, sinopse da trama, descrição dos personagens e outros conteúdos referentes a trama.

Liberado o trailer oficial de “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”, primeira parte do filme baseado na obra de J. R. R. Tolkien e prólogo independente de “O Senhor dos Anéis”.

Disponibilizado o primeiro trailer de “Prometheus”, filme que marca o retorno do diretor Ridley Scott ao universo de “Alien – O Oitavo Passageiro”.

prometheus-poster1-615x911

Foi também divulgado o primeiro pôster do filme.

Liberado um novo trailer de “Underworld Awakening“, quarto filme da franquia “Anjos da Noite”.

A cantora Taylor Swift divulgou a canção "Safe and Sound", que gravou para a trilha sonora de Jogos Vorazes, em uma parceria com a dupla The Civil Wars.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Antologias de Contos em Aberto

Lita de antologias em aberto para recebimentos de contos.  Para saber mais sobre cada antologia, assim como as suas regras, clique no nome da antologia.

imaginarios_capa

Brinquedos... eles matam! Editora Estronho. Até 01 de janeiro de 2012

Suburbia. Editora Estronho. Inscrições até 01 de Junho de 2012.

Série Terrir. Editora Estronho. Inscrições para os volumes 1 e 2 até 27 de março de 2012.
Inscrições para os volumes 3 e 4 de 27 de dezembro de 2011 até 27 de maio de 2012
Inscrições para os volumes 5 e 6 de 27 de fevereiro de 2012 até 27 de julho de 2012.

Erótica Phantástica. Editora Draco, Inscrições até 31 de dezembro de 2011.

Terra Morta - relatos de sobrevivência ao apocalipse zumbi. Editora Draco. Inscrições até fevereiro de 2012.

Imaginários v. 5. Editora Draco. Inscrições até 29 de Fevereiro de 2012.

Solarpunk. Editora Draco. Inscrições até 31 de março de 2012.

Super-Heróis. Editora Draco. Inscrições até 21 de março de 2012.

Brasil Fantástico. Editora Draco. Inscrições até 31 de março de 2012.

Excalibur. Editora Draco. Inscrições até 31 de Maio de 2012 (provisoriamente).

A Fantástica Literatura Queer. Tarja Editorial. Inscrições até 01 de março de 2012.

Angelus. Editora Literata. Inscrições até 15 de fevereiro de 2012.

Crônicas da Fantasia. Editora Literata. Inscrições até 21 de dezembro de 2011.

 

Se souber de mais alguma antologia em aberto, compartilhe com a gente!

domingo, 11 de dezembro de 2011

A Hora das Bruxas vol. I, de Anne Rice

 
A-Hora-Das-Bruxas-livro-1-As-Bruxas-Mayfair

As bruxas, na maioria das obras de ficção são retratadas como mulheres horrendas, que usam chapéu pontudo na cabeça e que aparecem frente à lua cheia voando em suas vassouras soltando gargalhadas estridentes, jogando feitiços e maldições com suas varinhas. Em A Hora das Bruxas, Anne Rice mostra um outro tipo de bruxa, mais condigno com a realidade. Belas feiticeiras poderosas capazes de invocar espíritos para serem seus servos, lerem pensamentos, moverem objetos com a força do pensamento, prever o futuro, curar e também matar de acordo com a sua vontade. Bruxas essas, que são semelhantes às descritas pela igreja católica na época da Idade das Trevas, em que milhares foram queimadas vivas pela Santa Inquisição.

Nesse primeiro volume da saga das Bruxas Mayfair, Anne Rice narra a história da família Mayfair um poderoso clã de feiticeiras que teve sua origem na Escócia e hoje vivem na fantasmagórica Nova Orleans. A história do livro  vai sendo apresentada  de início, por meio de pontos de vista de alguns habitantes da cidade acerca da família Mayfair e por meio de seus  comentários  vamos aos poucos nos introduzindo na historia dessa família que um dia já foi poderosa, e que nos dias atuais começa a apresentar sinais de decadência.

O clima sobrenatural característico das obras de Anne Rice, já é sentido desde o inicio, principalmente nas partes que falam sobre um homem misterioso que poucos conseguem ver, uma espécie de espírito demônio que está diretamente relacionado com todas as tragédias e triunfos da família Mayfair, ele é Lasher que para mim foi um dos personagens mais macabros e bem construídos da autora.

O livro é dividido em duas partes, na primeira vemos relatos de personagens que tem ou não uma ligação direta com a família Mayfair, todas elas acabam envolvendo uma personagem da família Deirdre, a atual beneficiaria do legado dos Mayfair que se apresenta no inicio do livro em um lamentável estado de invalidez. Outros personagens de maior importância também apresentam suas histórias como Michael Curry e Rowan Mayfair que provavelmente serão o centro da história no próximo volume.

Na segunda parte O Talamasca toma de conta mostrando os volumosos arquivos das Bruxas Mayfair que conta toda a trajetória da família desde sua origem nas regiões montanhosas da Escócia passando pela França, Haiti e Estados Unidos. Nessa segunda parte, especialmente no inicio, onde conta a historia das bruxas Deborah e Charlotte gostei bastante, pois é onde o demônio Lasher aparece com mais frequência, ou seja, nessa parte sim o sobrenatural toma de conta do livro! Tudo isso é descrito de maneira detalhada ao extremo, o que às vezes deixa a leitura bastante maçante, mas por outro lado é o ponto principal desta: nos colocar a par de todos os acontecimentos ocorridos e que levaram a família Mayfair a preservar o sobrenome por séculos, sempre envolta em mistério e loucura.

Anne Rice é sem duvidas uma das melhores autoras de romances góticos e sobrenaturais da atualidade, e é fácil entender o porquê, sua narrativa é bem desenvolta, têm muita classe e elegância, mesmo tratando de assuntos polêmicos presentes em todas as obras dela que já li como o incesto (que marca bastante a saga das Bruxas Mayfair) e a homossexualidade.

Para quem nunca leu Anne Rice não aconselho começar pela saga das Bruxas Mayfair, isso por que a escrita da autora nessa série em especial é muito complexa e rica em detalhes o que pode impacientar muitos leitores. E para quem está interessado em se aventurar nessa saga até o fim, como eu, a série é uma trilogia (no original A Hora das Bruxas é um único livro) e os próximos volumes, além do vol. II,  são Lasher e Taltos, que recentemente foram relançados pela editora Rocco com belíssimas capas!

Por fim, A Hora das Bruxas é mais uma excelente obra escrita por Anne Rice , revelando o lado sombrio e amaldiçoado das bruxas, no melhor estilo que já vi, com muita elegância e sutileza. Mal posso esperar para me aventurar nos próximos volumes dessa série!!!

Título: A Hora das Bruxas I
Título original: The Witching Hour, 1990
Autor: Anne Rice
Ano:1994
Páginas: 490
Editora: Rocco
Tradução: Waldéa Barcellos