terça-feira, 3 de julho de 2012

O Festim dos Corvos, de George R. R. Martin

festim-dos-corvos-menor-size-575 (1)

Dizem que depois da tormenta vem a calmaria. Bem, nem sempre! Mais isso é quase válido para o quarto volume de As Crônicas de Gelo e Fogo, O Festim dos Corvos. Depois dos acontecimentos de tirar o fôlego de A Tormenta de Espadas, a tão esperada sequência revelou-se um livro calmo, muitas vezes maçante, e sem grandes acontecimentos, mas nem de longe é um livro ruim.

A guerra ainda persiste em Westeros, porém em níveis menos catastróficos do que nos livros anteriores. Na corte em Porto Real Cersei Lannister toma as rédeas do jogo e decide governar Os Sete Reinos a seu modo. Vendo inimigos em todos os lados a escrota e cheia de classe Rainha Regente é a versão feminina de Aerys Targaryen, o Rei Louco, porém tendo seu próprio ponto de vista na trama comecei a entender o porque de Cersei ser a megera que é. Já seu irmão Jaime evolui bastante. Sua honra ainda é muito questionável, só que o Regicida não deixa de surpreender e já se tornou um dos meus personagens favoritos! Brienne é outra que tem sua própria visão na trama, sempre simpatizei com ela desde o livro 2, mas apesar de suas partes serem boas, achei elas um tanto desnecessárias pelo menos nesse livro, tudo poderia ser resumido em três capítulos somente. Acho que ela terá maior relevância no livro seis (Será? Quem leu o livro sabe do que estou falando =O).

Sansa e Arya são os únicos Stark que tem seus pontos de vista ainda presentes, mais vemos apenas vislumbres de ambas e fiquei meio decepcionado com isso. Os Dorneses e os Homens de Ferro entram de vez no Jogo de Tronos e isso só prova que este livro não é nada mais que um divisor de águas e que te prepara para segunda fase da história, mais emocionante e decisiva... Assim espero!

O Festim dos Corvos definitivamente não é o meu livro favorito da série, mas apesar disso adorei ele. Muito mais falação do que ação, o livro tem partes boas e ruins. Confesso que faltava dormir nas partes que falavam de política e religião, porém de todos os volumes esse foi o primeiro que me deu um vislumbre do que está por vir e até como a série poderá terminar. Uma das coisas que mais gostei aqui é como do nada Martin solta pequenas revelações que te deixam de boca aberta e muda completamente seu modo de ver alguns dos personagens. Aqui e ali também vemos informações a respeito dos nossos queridos personagens que ficaram de fora nesse livro o que só deixa a gente se roendo de ansiedade para ler o próximo volume!

Muitas partes da obra parecem encheção de linguiça. Eu poderia facilmente resumir o livro inteiro em pouco tempo. Mais ele é muito bom e pronto! Sendo enrolação ou não o devorei em poucos dias! Senti mesmo muita falta dos meus personagens favoritos e mal posso esperar para rever Tyrion, Daenerys, Bran, Davos e Jon novamente... E que A Dança comece!

Título: O Festim dos Corvos
Título original: A Feast for Crows, 2005
Autor: George R. R. Martin
Ano: 2012
Páginas: 644
Editora: Leya
Tradução: Jorge Candeias

4 comentários:

Essa foi a resenha mais positiva sobre esse livro que eu já li.
Todas as outras só falam como o livro é o mais chato da série.
Quero ler o quanto antes.

Gostei muito da resenha Alysson. Muitas coisas que você descreveu foram sensações que eu também tive ao ler o livro! Espero que o 5° tenha realmente bastante coisa dos personagens que não apareceram nesse.
Abraço.

Obrigado Igor!
Ah e uma coisa boa que descobri no Dança dos Dragões é que além de termos nossos personagens favoritos de volta, lá no meio do livro a história volta a convergir para uma única linha narrativa! Veremos sim Jaime, Cersei e Arya nesse quinto volume *-*! E a partir dá tudo volta ao normal nos próximos livros! Todos tremerão juntos nos "Ventos do Inverno" segundo o Martin!

O Festim dos Corvos é o pior livro da série até o momento, mas isso não quer dizer que seja muito bom. Acredito que todos acostumaram-se com a narrativa empolgante e cheia de ação dos outros livros, fazendo o 4º livro ser um pouco monótono. Mesmo assim é uma excelente leitura.

Abraços!

http://desbravandolivros.blogspot.com.br

Postar um comentário