sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Divergente, de Veronica Roth

111562410SZ

 

Uma escolha decide quem serão seus amigos e define quais serão suas crenças, uma escolha pode te transformar...

Num cenário distópico, em uma Chicago futurista a sociedade foi dividida em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. Cada uma dessas facções tem um papel a cumprir e todas se unem para evitar guerras e conflitos entre si já que pessoas de facções diferentes evitam criar laços de convivência. Não pertencer a uma facção torna a pessoa praticamente invisível para a sociedade, os sem facções vivem feito mendigos, sem um lar e sem amigos.

Todos os jovens ao completar 16 anos são obrigados a passar por um teste de aptidão para terem uma idéia sobre a qual facção eles realmente pertencem e logo em seguida numa cerimônia de iniciação eles devem tomar a decisão que mudará a vida deles para sempre, devem escolher se permanecem na facção em que nasceram ou se querem ser transferidos para alguma delas que eles sentem que fazem parte.

Beatrice cresceu na Abnegação e desde nova aprendeu que seu dever como membro dessa facção seria abnegar da vaidade e de suas próprias vontades para colocar a vontade dos outros na frente. Assim como todos os jovens da sua idade ela fica nervosa no dia do teste de aptidão e tem medo do que ele pode revelar, ele sente que pertence a abnegação, mas de alguma forma estranha ela também sente que pode fazer parte de qualquer outra o que seria impossível já que as pessoas só podem pertencer a uma. Então no dia de seu teste algo dá errado e ela acaba não sendo indicada para uma facção especifica e acaba descobrindo que é uma divergente. Sua avaliadora diz que ser uma divergente é extremamente perigoso e a aconselha esconder esse resultado.

Sem entender o que é ser divergente e sem conseguir muitas respostas de sua avaliadora, Beatrice volta pra casa intrigada e sem saber qual decisão vai tomar no dia seguinte na cerimônia de iniciação. Quando a hora chega, ela parece estar decidida a continuar em sua facção de nascença, mas um ímpeto forte em sua mente faz com que ela faça outra escolha, uma escolha que vai mudar seu modo de enxergar as coisas e transformar drasticamente a sua vida.

Divergente traz uma trama onde as escolhas das pessoas nunca foram tão importantes em suas vidas como são na atual situação em que vivem. Um olhar futurista para o destino do nosso mundo que surpreende pela criatividade, e pela voracidade dos acontecimentos. A divisão das facções e as características das pessoas que vivem nelas são marcantes e bem reais, a idéia de separar as pessoas pelo modo como elas pensam e agem é fascinante e ao mesmo tempo assustadora, imagine só conviver com pessoas que só falam a verdade o tempo todo, ou então com pessoas que não pensam e si próprias apenas nos outros, seria uma tortura em minha opinião. No decorrer da historia vamos entendendo bem como funciona essa divisão e o que significa ser um divergente e as conseqüências fatais que isso causa. Somos introduzidos também numa das facções, a que a Beatrice escolhe pra viver, e descobrimos sobre os testes de iniciação que eles aplicam nos novos membros. O ritmo é eletrizante e as reviravoltas que a historia da são de tirar o fôlego e quando você vira a ultima pagina o desespero e a ansiedade pela seqüência é enorme.

Para entender melhor como funcionam e pensam cada facção abaixo segue a descrição de cada uma.

Audácia: Os membros dessa facção são corajosos, ousados e por muitas vezes imprudentes. Sabem lutar e atirar muito bem e são os responsáveis por proteger a cidade.

Amizade: Os membros são pessoas bondosas e pacificas. Essa facção não tem um líder em si, todas as decisões são tomadas em conjunto. São os responsáveis pela agricultura e é na amizade que se encontram os únicos artistas.

Abnegação: Os membros se esforçam ao máximo para ajudar ao próximo e evitam chamar a atenção, são altruístas e ficaram responsáveis pela política e as decisões que atingem todas as facções partem deles.

Erudição: Valorizam o conhecimento acima de tudo, evitam conflitos por serem muito calmos. Dessa facção saem os professores e cientistas.

Franqueza: A verdade reina nessa facção. Os membros dela acreditam que ao serem francos uns com os outros eles evitam muitas complicações. Eles são os responsáveis pelas leis da sociedade.

Esse é um livro maravilhoso e me encantou bastante. Sendo muito comparada a trilogia “Jogos vorazes” a historia de Divergente é tão boa quanto e algumas pessoas dizem ser até melhor. O sucesso que está fazendo entre os leitores é enorme e merecido, rumores de uma adaptação cinematográfica começaram a surgir e já estão até fazendo votações sobre os possíveis atores. Indico muito essa leitura e creio que muitos vão se sentir verdadeiros divergentes embarcando nesse novo mundo.

Título: Divergente

Título original: Divergent

Autor: Veronica Roth

Ano: 2012

Páginas: 502 p.

Editora: Rocco

Tradução: Lucas Peterson

3 comentários:

Me lembrou Jogos VOrazes até na capa, mas ainda assim me chamou a atenção de uma forma positiva.
Parabéns pela resenha!

Obrigado Enio. É uma historia fantástica que lembra realmente a do Jogos vorazes mas são bem distintas. é uma leitura que vale muito a pena!

Adorei a resenha! Eu tenho Jogos Vorazes mais ando sem tempo pra ler e sempre me interessei por esse tipo de história! Esse livro parece valer a pena!

Postar um comentário