segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Espíritos de Gelo, de Raphael Draccon

espiritos-de-gelo

O brasileiro Raphael Draccon ganhou fama e notoriedade com sua série de fantasia Dragões de Éter e foi um dos autores que ajudou a fantasia nacional alcançar um patamar nunca antes visto no Brasil. Em Espíritos de Gelo ele ainda trilha no caminho da fantasia só que com uma pegada mais underground e uma temática mais adulta com sexo, drogas e Rock ‘n Roll.

Assim como em Dragões de Éter, Draccon se valeu de um conto conhecido como pano de fundo para esse seu novo romance, só que diferente da sua série épica dessa vez não foi um conto infantil e sim a velha lenda urbana da Banheira de Gelo. Um homem que acorda de repente acorrentado em uma sala escura com três caras masoquistas que usam e abusam da violência extrema para fazer com que o cara relembre como foi parar em uma banheira de gelo e sem um dos rins. Assim basicamente se desenvolve a narrativa do livro e a cada vez que era agredido a tal pessoa (uma coisa interessante é que o autor não nomeia o personagem principal) vai aos poucos se lembrando de fatos do passado e o livro então é pontuado por flashbacks.

Confesso que não gostei muito de Espíritos de Gelo. O livro não conseguiu me prender muito, mais claro que a escrita de Raphael Draccon continua ótima, só que o tema do livro não foi muito atraente na minha opinião. Quando vi que o livro trataria da lenda da banheira de gelo pensei que ela seria abordada de uma maneira bem sombria e aterrorizante, mas o que vi foi um livro que trata basicamente de um único tema: sexo! E da maneira mais exagerada e machista que já vi. A história também é meio clichê envolvendo um clube privê, com um guru velho liderando o “clube da suruba” com ricaços cheios de manias estranhas e muitos rituais absurdos envolvendo sexo e uma espécie de religião oriental, o que me lembrou bastante um filme do Stanley Kubrick intitulado De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut) estrelado por Nicole Kidman e Tom Cruise do qual nunca gostei.

Contrariando muito a opinião geral sobre esse romance o final foi a melhor parte do livro, que me surpreendeu bastante e é onde a fantasia é notada na história e as referencias a cultura pop não foram tão exageradas assim.

Bem, quem está acostumado com Dragões de Éter com certeza irá se surpreender com esse lado adulto e sem nenhum pudor de Raphael Draccon. Alguns podem gostar, outros nem tanto, mas uma coisa é inegável: o incrível talento que o autor tem em reinventar histórias!… Estou louco pra ler seu novo livro, Fios de Prata: Reconstruindo Sandman!

Título: Espíritos de Gelo
Autor: Raphael Draccon
Ano: 2011
Páginas: 176 p.
Editora: LeYa Brasil

4 comentários:

Adorei sua resenha, estou muito curioso pra ler esse livro e agora já tenho uma ideia do que vou encontrar nele.

Obrigado Eder! Este livro não me agradou muito, mais pode ser que vc goste! Eu prefiro o velho Draccon de Dragões de Eter!

Este comentário foi removido pelo autor.

Alysson,
Passei tempo sem visitar o blog, estou lendo todas as postagens de outubro até agora. rsrs
Me deparei com essa escrita por você. Eu sempre quis ler o Raphael Draccon, e no meu propósito Espíritos de Gelo seria o livro com o qual eu iria estrear as leituras dele, mas depois da resenha acho melhor eu começar mesmo com os Dragões de Eter, que é mais garantia de eu curtir.
Ótima resenha Abraços.

Ademar Júnior
http://coolturalblog.wordpress.com/

Postar um comentário