sábado, 24 de novembro de 2012

Conheça a série Sandman!

"SONHEM! Sonhos moldam o mundo. Sonhos recriam o mundo, todas as noites."

sandman_1024

O Fantasia BR preparou uma série especial de postagens referente à umas das mais famosas e cults HQ’s de todos os tempos. Trata-se de Sandman, escrita por Neil Gaiman  e ilustrada por uma turma de ilustres ilustradores dentre eles Dave McKean, Sam Kieth, Mike Dringenberg, Malcolm Jones III, Kelley Jones, Jill Thompsonm, Marc Hempel, Michael Zulli e Charles Vess. Uma turma que deu vida a que para mim é uma das mais belas criações do gênero de Fantasia. Publicada de 1989 a 1996 e com 75 edições e divida em 13 arcos, Sandman ainda encontra inúmeros fãs pelo mundo inteiro!

sandmanO personagem central de Sandman é Sonho, ou Morpheus, a versão antropomórfica do sonho, e seu domínio é o Reino do Sonhar. O castelo no qual  habita e todo o resto do Sonhar mudam de aspecto à sua vontade, mas certas áreas têm sua forma mantida como uma cortesia a seus habitantes. Sonho parece ser o único Perpétuo a povoar seu reino - muitos outros personagens vivem por lá e ele mantém inúmeros empregados para executar tarefas que poderia realizar facilmente, incluindo a reorganização do castelo e a vigilância de sua entrada. Os outros Perpétuos (The Endless) que serão o foco da próxima postagem) têm também seus próprios lares. 

As mentes de todos os seres vivos estão ligadas ao reino de Morpheus, o Sonhar. É para lá que vão as almas de todos os que dormem e onde são guardadas lembranças e pensamentos da hora do sono. O Sonhar guarda também o mundo imaginário de cada sonhador, várias realidades alternativas e seres imaginários se escondem lá. Sua biblioteca abriga bilhões de livros que nunca foram escritos. Toda a sanidade mental dos seres depende da boa administração desse reino (já que a realidade física do universo e mental dos seres também depende de nada "vazar" de lá para cá)e Morpheus executa suas funções de maneira excelente. normal_sandman_poster

Os 13 arcos de Sandman são:

  1. Sandman: Prelúdios e noturnos (01 a 09)
  2. Sandman: A casa de bonecas (10 a 16)
  3. Sandman: Terra dos sonhos (17 a 20)
  4. Sandman: Estação das brumas (21 a 28)
  5. Sandman: Espelhos distantes (29 a 31)
  6. Sandman: Um jogo de Você (32 a 37)
  7. Sandman: Convergência (38 a 40)
  8. Sandman: Vidas breves (41 a 49)
  9. Sandman: Fim dos mundos (51 a 56)
  10. Sandman: Entes queridos (57 a 69)
  11. Sandman: Despertar (70 a 73)
  12. Sandman: Exílio (74)
  13. Sandman: A tempestade (75)

sandman01

Não me focarei aqui em contar detalhes da história ou de cada arco da série, até por que só li até o 4º ( e diga-se de passagem, é o melhor até agora!)  mais sim apresentar  esse universo fantástico surgido da mente bastante inventiva do mestre Gaiman ( o autor mais resenhado do blog!). No próximo post conheça os Perpétuos (The Endless) as figuras mais criativas e interessantes de Sandman!

Sandman__The_Endless_by_Charis

2 comentários:

Sandman é top dos tops no quesito HQ de fantasia. Gaiman realmente fez um trabalho maravilhoso o sucesso foi tamanho que Sandman atravessa gerações e encanta até hoje! Bela postagem adorei!
bjus

Caramba, meu sonho é ler Sandman. Ainda não tive oportunidade. Já li outras coisas do Neil Gaiman, o cara é foda!

Postar um comentário