quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O Alquimista, de Michael Scott

 

O-Alquimista

 

Nicolau Flamel nasceu em 1330 na cidade de Pontoise na França e foi o melhor alquimista da sua época. Diz à lenda que ele foi o único que conseguiu fabricar a pedra filosofal, artefato místico de grande poder que é capaz de produzir o elixir da vida eterna. Se isso tivesse ocorrido, provavelmente Nicolau estaria vivo até hoje, porém documentos que comprovam a sua morte foram datados no ano de 1418. No entanto sua tumba foi encontrada vazia e isso criou um grande mistério que nos leva a uma questão: E se a lenda for verdadeira?

Durante séculos Nicolau Flamel e sua esposa Perenelle vivem escondidos e protegendo o antigo livro de Abraão que guarda segredos antigos capazes de mudar o mundo e a vida como todos conhecem. É nesse livro que se encontra a receita para a fabricação da pedra filosofal que os mantiveram vivos durante todo esse tempo. Eles vivem fugindo de um poderoso e cruel vilão, o Dr. John Dee que deseja possuir os segredos do livro e trazer de volta ao nosso mundo seres imortais e perversos que há muito tempo foram banidos por desejarem a destruição de toda a raça humana. Esses seres são chamados de Antigos. Depois de se instalarem numa nova cidade e montarem uma livraria, Flamel e sua mulher pensaram que finalmente teriam um pouco de paz, mas isso não durou por muito tempo.

Os irmãos gêmeos Sophie e Josh Newman conseguiram empregos de verão na mesma rua. Sophie numa casa de chás e Josh numa livraria. Os patrões de Josh, o Sr. Nick Fleming e sua esposa Perry Fleming eram pessoas de comportamento estranho, mas muito bondosos e educados. A rotina dos irmãos era tranquila e comum até o momento em que seu mundo virou de cabeça pra baixo. Num dia chega à livraria um homem misterioso acompanhado de seus seguranças estranhos, Nick parece se sentir desconfortável coma a presença do visitante e manda Josh pro andar de baixo pra poder conversar em particular com ele. É quando tudo acontece muito rápido. Nick e o homem iniciam uma batalha mística lançando poderes inexplicáveis um no outro e Josh se desespera tentando ajudar seu patrão. Sophie assistindo tudo do outro lado da rua sai correndo para a livraria preocupada com a segurança do irmão. No fim da batalha um livro é roubado, a mulher de Nick sequestrada e a livraria totalmente destruída. Sem entender o que acabaram de presenciar os gêmeos são arrastados pelas ruas pelo Sr. Nick que insiste em dizer que eles correm grande perigo de vida. Numa rápida e questionável explicação, o patrão de Josh conta que na realidade é um antigo alquimista chamado Nicolau Flamel, que aquele homem que o atacou era seu inimigo mortal o Dr. John Dee, que o livro roubado é o antigo livro de Abraão e que está quase certo de que os irmãos são os mesmos citados numa profecia antiga que diz que eles são os únicos capazes de impedir a destruição da raça humana.

A partir daí a historia se desenrola em acontecimentos surpreendentes e nos insere num mundo novo onde existem diversas dimensões místicas e seres imortais dispostos a ajudar ou a atrapalhar a jornada dos gêmeos e do alquimista. A magia e a alquimia são tratadas de forma única com características singulares, como por exemplo, o cheiro e a cor de cada aura de poder que os personagens têm. A aura de Nicolau Flamel é verde e cheira a hortelã já a aura do Dr. John Dee é amarelada e cheira a ovos podres. Durante o desenrolar dos fatos vemos como cada irmão lida com as novidades arrebatadoras e como a relação deles fica perigosamente ameaçada. Vemos também como Nicolau Flamel pode ser muito misterioso e duvidoso em certos momentos o que nos da à certeza de que ele não está contando tudo o que sabe. Os personagens são muito bons, mas os destaques ficam com duas mulheres que chamam a atenção: A feiticeira Perenelle Flamel, e a guerreira ruiva Scathach. Eu me apaixonei por elas e todas as suas aparições no livro são ótimas.

Esse livro é o primeiro capitulo de uma historia que ainda tem muito pra ser mostrada. A série intitulada “Os segredos de Nicolau Flamel” já foi toda lançada no exterior e faz um enorme sucesso. Aqui no Brasil foram lançados apenas os dois primeiros volumes e as pessoas ainda estão começando a descobrir essa ótima obra. É um daqueles livros imperdíveis para qualquer leitor que seja fã de histórias fantásticas. A narrativa é de tirar o fôlego e te prende do início ao fim. No geral eu adorei o livro e adorei o tema que ele trata, alquimia, magia, mitologia, tudo isso me encanta, e tem tudo isso no livro.

 

Título: O Alquimista

Título original: The Alchemyst – The secrets of the immortal Nicholas Flamel

Autor: Michael Scott

Ano: 2007

Páginas: 397

Editora: Rocco

Tradução: Chico Lopes

2 comentários:

Um verdadeiro personagem histórico, o Nicolau Flamel e com uma trajetória de vida sempre envolta em mistérios e mais mistérios. E o legal é que personagem central ou coadjuvante de varias de nossas séries favoritas como é o caso de Harry Potter (quem sabe o Flamel de Rowling não inspirou esta série? Hein?)
Adorei a capa desse livro!
Parabéns pela resenha! Ótima como sempre!!!!
Abraço

Alysson, também acho que o sucesso da série de Rowling tenha influenciado o autor a escolher este personagem para sua série.
Ótimo texto Éder, parabéns!

Postar um comentário