quinta-feira, 12 de julho de 2012

Traída, de P.C. Cast e Kristin Cast

Traída Série House of Night

No livro anterior da série House of Night, Marcada, Zoey Redbird começa sua transformação em vampira e é obrigada a se mudar para a Morada da Noite, uma espécie de internato para jovens vampiros em processo de transformação. Depois de vários problemas ela finalmente se sente aceita e até obtém um papel de destaque na sua nova casa.

Esse segundo livro da série começa exatamente de onde o anterior parou. Zoey foi nomeada líder das Filhas das Trevas e também está sendo treinada para ser futuramente um Grande Sacerdotisa. Agora ela quer por fim ao legado de Aphrodite, antiga líder das Filhas das Trevas, e tornar o grupo bem mais acessível para os novatos da Morada.

O livro dá continuidade ao um mistério iniciado ainda no livro anterior e Zoey começa a questionar sobre o bem e o mal na Morada da Noite. Para mim foi fácil saber quem trairia Zoey, pois já percebi pistas desde o livro anterior. Além de tudo ela tem de enfrentar também seus complicados problemas sentimentais que envolvem mais pessoas do que ela queira.

A sensação é que o tempo passa mais lento na Morda da Noite. Embora uma grande quantidade de coisa aconteçam ao longo do livro, só alguns dias se passam, o que é explicado por outro problemas da narrativa. As coisas vão acontecendo uma atrás da outra muito rapidamente. Basta Zoey mudar de cômodo ou resolver dar um passeio fora do prédio que acontece algo. Já havia sentido isso no livro anterior, mas nesse, com certeza é bem mais marcante. Tanto que eu me surpreendi quando li que o livro anterior se passava somente no período de um mês.

A narrativa também não mudou muita coisa. As autoras ainda insistem em constantemente citar nomes de marcas e produtos reais, o que sempre me deixa um pouco incomodado em qualquer livro. Ao tentar emular os pensamentos de uma adolescente, embora seja algo até normal delas tentarem fazer já que o livro é escrito em primeira pessoa, elas deixaram constantemente a narrativa chata e recheada de passagens fúteis. Muitas vezes fui surpreendido no meio de um trecho tenso por pensamentos ou falas sobre beleza ou romance, o que quebra completamente qualquer clima que supostamente elas queriam passar.

Ponto para as autoras pelo fato de que elas não tentam ceifar a sexualidade de seus personagens. Eles são adolescentes e é mais que normal as coisas acontecerem. Até o fato de a Zoey agir contraditoriamente em alguns momentos para mim foi algo que eu achei natural.

O livro narra a vida em uma escola de vampiros, mas bem que poderia ser uma escola de bruxas e bruxos neopagãos. As referencias são tão gritantes, principalmente nos rituais, que por vezes eu realmente me esquecia de que Zoey era na verdade uma vampira.

Em sua maior parte é um livro leve, um bom entretenimento e um prato cheio para quem curte o gênero. Mas é só em suas páginas finais que as autoras mostram um talento que possuem: o clímax. Embora não tão tenso quando o apresentado no livro anterior, o clima de tensão é bem construído. Elas ainda colocaram Zoey em uma situação bem complicada que só poderá ser resolvida nos próximos livros.

Aliás, é algo que percebi que vai marcar a série. Os livros nunca vão ser conclusivos, vai ter sempre uma trama que só será melhor explorada no próximo livro, nos obrigando a continuar a ler essa série enorme, com nove livro publicados e que ainda não foi nem concluída. Mas se você for fã é obvio que não vai mesmo ligar para isso e vai querer é mais.

Título: Traída
Título original: Betrayed
Autor: P.C. Cast e Kristin Cast
Ano: 2009
Páginas: 343
Editora: Novo Século
Tradução: Johann Heyss

terça-feira, 3 de julho de 2012

O Festim dos Corvos, de George R. R. Martin

festim-dos-corvos-menor-size-575 (1)

Dizem que depois da tormenta vem a calmaria. Bem, nem sempre! Mais isso é quase válido para o quarto volume de As Crônicas de Gelo e Fogo, O Festim dos Corvos. Depois dos acontecimentos de tirar o fôlego de A Tormenta de Espadas, a tão esperada sequência revelou-se um livro calmo, muitas vezes maçante, e sem grandes acontecimentos, mas nem de longe é um livro ruim.

A guerra ainda persiste em Westeros, porém em níveis menos catastróficos do que nos livros anteriores. Na corte em Porto Real Cersei Lannister toma as rédeas do jogo e decide governar Os Sete Reinos a seu modo. Vendo inimigos em todos os lados a escrota e cheia de classe Rainha Regente é a versão feminina de Aerys Targaryen, o Rei Louco, porém tendo seu próprio ponto de vista na trama comecei a entender o porque de Cersei ser a megera que é. Já seu irmão Jaime evolui bastante. Sua honra ainda é muito questionável, só que o Regicida não deixa de surpreender e já se tornou um dos meus personagens favoritos! Brienne é outra que tem sua própria visão na trama, sempre simpatizei com ela desde o livro 2, mas apesar de suas partes serem boas, achei elas um tanto desnecessárias pelo menos nesse livro, tudo poderia ser resumido em três capítulos somente. Acho que ela terá maior relevância no livro seis (Será? Quem leu o livro sabe do que estou falando =O).

Sansa e Arya são os únicos Stark que tem seus pontos de vista ainda presentes, mais vemos apenas vislumbres de ambas e fiquei meio decepcionado com isso. Os Dorneses e os Homens de Ferro entram de vez no Jogo de Tronos e isso só prova que este livro não é nada mais que um divisor de águas e que te prepara para segunda fase da história, mais emocionante e decisiva... Assim espero!

O Festim dos Corvos definitivamente não é o meu livro favorito da série, mas apesar disso adorei ele. Muito mais falação do que ação, o livro tem partes boas e ruins. Confesso que faltava dormir nas partes que falavam de política e religião, porém de todos os volumes esse foi o primeiro que me deu um vislumbre do que está por vir e até como a série poderá terminar. Uma das coisas que mais gostei aqui é como do nada Martin solta pequenas revelações que te deixam de boca aberta e muda completamente seu modo de ver alguns dos personagens. Aqui e ali também vemos informações a respeito dos nossos queridos personagens que ficaram de fora nesse livro o que só deixa a gente se roendo de ansiedade para ler o próximo volume!

Muitas partes da obra parecem encheção de linguiça. Eu poderia facilmente resumir o livro inteiro em pouco tempo. Mais ele é muito bom e pronto! Sendo enrolação ou não o devorei em poucos dias! Senti mesmo muita falta dos meus personagens favoritos e mal posso esperar para rever Tyrion, Daenerys, Bran, Davos e Jon novamente... E que A Dança comece!

Título: O Festim dos Corvos
Título original: A Feast for Crows, 2005
Autor: George R. R. Martin
Ano: 2012
Páginas: 644
Editora: Leya
Tradução: Jorge Candeias