quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Coisas Frágeis, de Neil Gaiman

Coisas Frágeis, de Neil Gaiman

Por algum motivo por mim desconhecido a Conrad decidiu dividir, no Brasil, o livro Fragile Things do britânico Neil Gaiman em dois volumes. Esse texto, portanto, trata-se apenas do primeiro volume.

Ainda não tinha descoberto o lado contista do autor e nesse estilo ele se sai tão bem como romancista. Na sua introdução Gaiman nos explica sobre o título do livro e também nos apresenta a história por trás de cada conto, seus prêmios, como eles surgiram e foram parar ali. Essa leitura é um prazer a parte, nos tornando mais “íntimos” do livro como um todo. E também acabamos conhecemos um pouco mais sobre o autor.

De todos os contos incluídos nesse volume, o que mais me impressionou foi, com certeza, o conto de abertura, Um Estudo em Esmeralda. O conto mistura de uma forma única o mundo criado pelo escritor H. P. Lovecraft e o personagem Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle. Um pouco de lógica em um mundo doido.

O conto A Vez de Outubro serviu como uma espécie de treino para Gaiman antes de escrever o Livro do Cemitério. Esse é bem curioso também e achei que os meses bem que poderiam ter um livro com suas histórias.

Gaiman resolveu explorar o final da personagem Susana, de As Crônicas de Nárnia, em um conto que também trata de literatura infantil intitulado O Problema de Susan. É um conto que incomoda, mas não de um jeito negativo. Incomoda pois nos mostra um lado que talvez não quiséssemos ver em As Crônicas de Nárnia. Além de não ser nada otimista.

Me surpreendi ao ver uma narrativa que se passa no universo do filme Matrix. Gaiman escreveu Golias para o site do filme, mas ele evidencia algo que me deixa intrigado desde que eu vi o primeiro filme: por que as máquinas são tão dependentes dos homens? Apesar de eu nunca ter me convencido com as explicações apresentadas para essa premissa básica, o conto mostra o mundo de Matrix sobe um novo angulo enriquecendo ainda mais esse universo.

O Monarca do Vale narra os fatos que ocorreram com Shadow, personagem do livro Deuses Americanos, enquanto ele visitava a Escócia, e foi inspirada por Beowulf, mas não achei nada parecido com o filme A Lenda de Beowulf roteirizado por Gaiman e Roger Avary. Inda não li o Deuses Americanos, mas a narrativa e o personagem me envolveram tanto que fiquei com ainda mais vontade de mudar essa situação.

O livro também inclui outros contos incríveis, mas esses foram os que mais me chamaram a atenção. É comum, em um livro de contos, você gostar de alguns contos e outros não. Mas quando se trata de Neil Gaiman é difícil ficar sem algum pra gostar.

Título: Coisas Frágeis
Título original: Fragile Things (2006)
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2010
Páginas: 205
Editora: Conrad
Tradução: Michele de Aguiar Vartuli