domingo, 6 de janeiro de 2013

O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo, de Bento de Luca

O Principe Gato e a Ampulheta do Tempo by Fantasia BR

Já faz tempo que vejo falar desse livro em vários lugares. Inclusive o Fantasia BR já colocou um banner do livro para apoiar seu lançamento. Mas só agora, depois de ganhá-lo de presente, é que pude ler.

Hugo é um humano que mora em São Paulo e encontra um gato, príncipe em uma terra chamado Marshmallow, que chegou em São Paulo para procurar por uma ampulheta que tem o poder de salvar o seu mundo. Sem grandes explicações eles começam a caçar a ampulheta sem ter a menor ideia de onde ela pode estar e no caminho aparece para eles uma ajuda no mínimo conveniente. O porquê de Marshmallow estar a beira da destruição e como a ampulheta pode salvar o mundo são perguntas que ficam quase sem nenhuma explicação.

O livro é contado segundo a visão de três personagens: Hugo, o Príncipe Gato e em alguns momentos mais próximos ao fim por Eleanor, um rato extremamente habilidoso.

O livro procura explorar as paisagens de São Paulo, o que talvez possa ajudar na identificação com os leitores que conheçam a região. Eu não conheço São Paulo, mas não achei que isso atrapalhou em algum momento.

Uma das coisas que me incomodaram na narrativa foi o fato desses caçadores de artefatos terem uma tremenda sorte. A sorte é tanta que as coisas que eles precisam para continuar sua jornada parecem ser jogadas na cara deles. Outra foi a falta de explicação para diversas passagens, que chegam e vão e ninguém nem se dá ao trabalho de se questionar o motivo.

Apesar dos problemas que o livro apresenta, eu consegui me divertir ao lê-lo. Se você não levar o livro a sério demais e se concentrar mais na diversão vai conseguir aproveitar muito mais. É um livro leve e bem humorado que tira sarro de seus personagens o tempo todo.

Bento de Luca na verdade é o pseudônimo de Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida. Não sei como eles se organizaram para escrever esse livro a quatro mãos, mas tive a impressão que cada um escrevia a visão de um personagem, pois gostei mais da narrativa na visão do Príncipe Gato.

O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo promete ser só o primeiro de uma série, mas apesar disso achei que ele concluiu de uma forma satisfatória, fechado a história principal e abrindo espaço para que novas aventuras possam surgir. Espero que no próximo os autores corrijam os erros desse e possam explicar algumas.

Obrigado pelo presente Douglas Amaranto!

Título: O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo
Autor: Bento de Luca
Ano: 2011
Páginas: 304
Editora: Novo Século (Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira)

2 comentários:

Então, Enio.. esse livro aí me bate uma curiosidade enorme. O primeiro banner promocional dele que eu vi,foi aqui no Fantasia BR e desde então fiquei alarmado pra estória.
Vi uma entrevista dos caras e eles disseram que escrevem juntos, ambos têm ideias, mas se reunem para escrever.. pro estilo da narrativa não ficar tão diferente. Algo assim..
Muito bom texto.

José Luiz
http://conspiracaoindigente.blogspot.com.br/

Curioso isso que você disse José Luiz, pois como eu escrevi na resenha, achei os capítulos do Príncipe Gato mais interessantes.

Postar um comentário