quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Pistoleiro: A Torre Negra vol. I, de Stephen King

O Pistoleiro A Torre Negra vol 1

Roland Deschain é o último pistoleiro, vindo de um mundo devastado esse enigmático personagem inicia neste primeiro volume, de uma série de 7 livros, sua peregrinação em busca da lendária Torre Negra, um lugar místico que controla todo o Tempo e Espaço, a única coisa capaz de restaurar seu mundo.

O livro inicia-se em uma paisagem desolada que dá aquela sensação de tristeza e abandono, mas que encanta ao mesmo tempo, e é aqui que nos deparamos com Roland no encalço do Homem de Preto, uma espécie de feiticeiro que tem muitas respostas ás suas perguntas sobre sua busca pela Torre. No caminho, através desse mundo estranho, desértico e cheio de elementos fantásticos Roland se depara com alguns obstáculos e a trama possui também alguns flashbacks que dão algumas poucas revelações sobre o passado do pistoleiro. As poucas aventuras no decorrer do livro são de tirar o fôlego como a passagem de Roland pela cidade de Tull, que teve um desfecho incrível, surpreendente e com muita ação (foi minha passagem favorita) e também o encontro do pistoleiro com o garoto Jake (um personagem de extrema importância na série) que foi um tanto dramático.

Não há muito o que comentar em relação ao primeiro livro de A Torre Negra. Uma palavra resume a maior parte dele: confuso! Mas isso não quer dizer que o livro é ruim, muito pelo contrário. Uma coisa que King faz com o leitor aqui: simplesmente o joga em um mundo totalmente estranho, com um personagem extremamente enigmático com um proposito meio sem fundamento e maluco em mente que é encontrar a maldita Torre. A impressão que se tem de O Pistoleiro é que ele não é nada mais que um imenso prólogo para o que verdadeiramente te espera nos volumes seguintes da série. Pois a partir do capítulo final você começa a enxergar o propósito da história e que rumo ela deve tomar a partir de então. Mas, mesmo assim o leitor ainda se sente meio perdido. Por isso, a meu ver, A Torre Negra não é recomendada para leitores que não conhecem Stephen King. Se nunca leu nada dele não comece por essa série.

King é sutil em sua maneira de contar uma história, nada de entregar tudo de mão beijada de uma só vez, ele gosta de brincar com o leitor o seduzindo aos poucos seja com uma violenta cena de ação, algumas revelações surpreendentes e pequenos dramas ao longo da trama. E o que sei sobre A Torre Negra é que se trata de uma LONGA história dividida em sete volumes e o mundo fantástico que serve de pano de fundo para a série é, segundo o próprio King, seu próprio mundo imaginário onde ele criou grande parte de suas histórias.

Então se leu O Pistoleiro e esperava mais como eu, espere pois o que é bom de verdade começa a partir do volume dois, A Escolha dos Três, que espero resenhar em breve. Então até lá e Longos Dias e Belas Noites!

Título: O Pistoleiro: A Torre Negra vol. I

Título original: The Gunslinger

Autor: Stephen King

Ano: 2004

Páginas: 224

Editora: Suma de Letras

Tradução: Mario Molina

4 comentários:

Oi Alysson
Quanto tempo, hein?
A Torre Negra é uma série que está na minha lista de "vou ler" há tempos e eu nunca o fiz. Isso se estende ao Stephen King, que é um dos autores que todo mundo venera e que eu, de herege, não li.
Acho que vou seguir seu conselho e ler outras coisas dele antes de me aventurar pela Torre Negra, pelo que escreveu aqui não me senti muito animado não. Vou postergar mais um pouco. Mas quem sabe um dia.
Abração!
Cooltural

Mesmo com esse fato de ser confuso eu fiquei desesperado pra ler esse livro e iniciar logo essa serie que parece ser uma das mais incríveis e fantásticas que existem. Ótima resenha, conseguiu transmitir sua opinião e despertar a vontade de ter esse livro em mãos logo!

Apesar de confuso, devemos levar em conta que King tinha 19 anos quando escreveu as primeiras linhas de O Pistoleiro. Tanto que nota-se uma tremenda evolução na escrita e narrativa do volume I para os livros sequentes. E quem desitir da série por causa desse livro não sabe o que está perdendo! Essa é uma das melhores, se não a melhor, série que já li.
Bjuss!

Ademar! há quanto tempo mesmo, sempre fico contente com seus comentarios aqui! Você esta certo em começar King por outros livro e não A Torre, se ambiente com a narrativa do autor que é bem característica e depois leia essa série que realmente supera as expectativas baixas que o primeiro livro deixa, nos livros seguintes.

Éder fico feliz que tenha gostado! Mas faça como o Ademar se ambiente com King antes de adentrar no Mundo Médio. SK é um otimo autor seu único defeito aqui são os livros carérrimos!

Morgana, vc tem razão! Para um jovem estreante ate que o King mandou super bem. Esqueci de por que O Pistoleiro foi publicado por volta de 1978 como uma espécie de folhetim e lançado como livro em 1982 e foi revisado pelo autor em 2004. E estou indo para o volume 4 e realmente também é uma das melhores que já li!

Postar um comentário