segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Coração de tinta, por Cornelia Funke


Qual leitor nunca sonhou em conhecer pelo menos um dos personagens de algum dos seus livros favoritos? Eu por exemplo poderia citar uma lista interminável de nomes, mas infelizmente não conheço nenhum língua encantada para dar vida a algum deles. Meggie por outro lado é uma menina de sorte, seu pai um exímio encadernador chamado Mo possui uma incrível habilidade. Todas as vezes que ele lê um livro em voz alta algum personagem ou objeto acaba saindo das páginas e ganha vida no nosso mundo. Com toda certeza é um dom extraordinário, mas como tudo nessa vida tem um preço, todas as vezes que Mo tira algo do livro acontece uma troca e um objeto ou pessoa do mundo real acaba sendo sugada pra dentro da história.

Numa noite quando Meggie ainda era um bebê, Mo decide ler um livro chamado Coração de tinta e acidentalmente traz de lá o detestável vilão Capricórnio, seu comparsa Basta e um domador de fogo chamado Dedo empoeirado. No lugar dos três personagens a mulher dele, Teresa, entra no livro. 

Nove anos após o ocorrido ele e sua filha Meggie levam uma vida aparentemente normal até que do nada surge um visitante inesperado querendo conversar com Mo. Meggie nunca desconfiou de nada a respeito do desaparecimento de sua mãe e nem sobre o dom especial de seu pai, mas quando esse visitante surge ela começa a perceber que segredos estão sendo guardados dela a muito tempo. O visitante é Dedo empoeirado e veio alertar Mo sobre os planos malignos de Capricórnio que com o passar dos anos se fortaleceu e montou uma base quase militar no nosso mundo e agora desejava utilizar os poderes de Mo para trazer riquezas e outras coisas assustadoras de dentro dos livros. Com o intuito de proteger Meggie de toda essa história, Mo se vê forçado a fugir e acaba indo para a casa da tia de sua mulher, uma velha colecionadora de livros chamada Elionor.

Com toda essa trama montada a história se desenvolve num ritmo bom, nada de cansar o leitor com passagens cansativas e massantes. Cornelia Funke conduz seus personagens de uma maneira bem gostosa de ser lida. O desespero de querer voltar para casa de Dedo empoeirado, a ganancia por poder e riquezas de Capricórnio, a determinação de Mo para encontrar sua esposa e manter a filha a salvo e a curiosidade e bravura de Meggie são fundamentais para o desenrolar dos fatos e a cada final de capítulo somos surpreendidos com reviravoltas que não nos dão nenhuma dica do que vai acontecer a seguir. O livro faz parte de uma trilogia intitulada Mundo de tinta. Muitas coisas ainda estão por vir nessa história maravilhosa e eu não vejo a hora de virar a última pagina do terceiro e último volume.

Mais do que uma bela história de fantasia muito bem construída esse livro é uma declaração de amor pelos livros e pela leitura, a todo momento existem passagens que indicam isso. Ler algo que fale sobre esse tema para um leitor é algo encantador. Vale muito a pena embarcar no mundo de tinta de Cornelia Funke.

"O ofício de escrever historias tem algo a ver com a magia." - Cornelia Funke.


Titulo: Coração de tinta
Titulo original: Tintenherz
Autor: Cornelia funke
Ano: 2006
Páginas: 455p.
Editora: Cia. Das Letras
Tradução: Sonali Bertuol



0 comentários:

Postar um comentário