segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Cartas de Natal

Espera, ainda dá tempo!

Como nós aqui do Fantasia BR acreditamos em Papai Noel, e também adoramos ganhar presentes, também estamos colocando nossas Cartas de Natal embaixo da árvore.

Essas cartas são nossas manifestações desse clima consumista que nos invade essa época do ano, com tudo o que desejamos ganhar nesse Natal. Nada de meias nem presentinhos bobos. Nos propusemos a sonhar sem limites no cartão de crédito do Bom Velinho.

Agora confira o que resultou dessa nossa reflexão consumista nessa nossa infância tardia.

The History of Middle Eart Fantasia BR

Querido Papai Noel,

Se você existisse mesmo seria bem legal, sei que esse ano estive bem longe de ser um menino comportado mas dirijo os meus pedidos de Natal não só a você mas para qualquer um dos meus amigos ou pra quem sabe alguma alma caridosa... e, sonhar é bom né?

Bom, esse ano fiz muitas viagens mas nunca dei a sorte de conseguir ir numa época boa e ver no cinema alguns dos filmes que mais ansiei por assistir durante todo o ano, como o recém chegado O Hobbit: A Desolação de Smaug. Mas, não me incomodo de ver em DVD a versão estendida de O Hobbit: Uma Viagem Inesperada, e acho que prefiro em Blu-Ray, esse é o meu primeiro pedido.

Já que comecei com coisas relacionadas à Terra Média continuarei nela... Também não seria ruim ganhar a versão estendida da espetacular Trilogia O Senhor dos Anéis, apesar de já ter visto, mas ter é melhor que só ver.

Sou aficionado pelo universo fantástico do Tolkien e queria muito a versão ilustrada do clássico O Hobbit, que se não me engano foi recém lançado no Brasil pela Martins Fontes e pra completar queria muito a coleção completa (em inglês) de The History of Middle Earth compilada por Christopher Tolkien...

E como pedi pouca coisa pra finalizar e fugir um pouco da Terra Média queria também a coleção The Absolute Sandman, edição definitiva do clássico quadrinho do mestre Neil Gaiman, que sempre esteve na minha lista de desejos mas que nunca esteve ao alcance do meu orçamento. É isso que eu queria pra fazer do meu natal bem mais alegre.

Queria ganha tudo que pedi mas se ganhasse apenas um seria a “criança” mais feliz do mundo!

Alysson Pinheiro

As Crônicas de Gelo e Fogo Fantasia BR

Então nesse natal eu gostaria muito de ganhar o box dos cinco livros lançados das Crônicas de Gelo e Fogo pois eu sinto que eu preciso desses livros na minha vida, e como eu vejo a série, muita coisa fica um pouco vaga e eu preciso entender melhor essa história maravilhosa.

Gostaria de ganhar também uma viagem com TUDO pago para os parques de Orlando porque é meu sonho desde criança e eu acho que seria a viagem dos meus sonhos.

Acho que são as duas coisas que eu gostaria de ganhar nesse Natal!

Eder Duarte

Box Harry Potter Wizard's Collection Fantasia BR

Oi Papai Noel,

Bem, é meio estranho de chamar de querido já que nunca nos vimos, e provavelmente nunca nos veremos, por isso não vou fazer isso. Mas mesmo assim espero que se lembre de mim nesse Natal e como eu fui um bom menino esse ano. Tá, nem tão bom assim, mas se for necessário eu posso anexar a justificativa totalmente lógica, plausível e irrefutável para o meu comportamento em alguns momentos. Só vai ter que esperar eu lembrar-las.

Mas vamos ao que interessa, ou melhor, ao que me interessa. Para começar, eu desejo ganhar o Box Harry Potter Wizard's Collection, aquele que vem com 15 DVDs, 14 Blu-Ray e 2 Blu-Ray 3D com os filmes e extras, além de bugigangas colecionáveis. Peço, por favor, um pouco de pressa pois é uma edição limitada de colecionador.

Além disso, se achar que eu mereço (não se esqueça de ler o anexo que enviarei assim que puder), poderá me dar qualquer um, ou todos, dos seguintes livros que eu PRECISO com urgência: o box com os 13 livros de Desventuras em Série, qualquer um (melhor seria todos) dos livros de Neil Gaiman e Stephen King.

Vou terminando por aqui para você não pensar que eu estou pedindo demais. Ah, eu gostaria de lembrar-lhe também que minha casa não têm chaminé, pois não tem lareira, mas se achar melhor posso deixar o fogão ligado :P .

Atenciosamente,

Enio Myrddin

 

E se alguém ai quiser dar uma de Papai Noel e fazer a alegria dessas crianças que mantêm o nosso Fantasia BR, é só entrar em contato hehehe. Afinal, sonhar não custa nada, não é o que dizem!?

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Coração de tinta, por Cornelia Funke


Qual leitor nunca sonhou em conhecer pelo menos um dos personagens de algum dos seus livros favoritos? Eu por exemplo poderia citar uma lista interminável de nomes, mas infelizmente não conheço nenhum língua encantada para dar vida a algum deles. Meggie por outro lado é uma menina de sorte, seu pai um exímio encadernador chamado Mo possui uma incrível habilidade. Todas as vezes que ele lê um livro em voz alta algum personagem ou objeto acaba saindo das páginas e ganha vida no nosso mundo. Com toda certeza é um dom extraordinário, mas como tudo nessa vida tem um preço, todas as vezes que Mo tira algo do livro acontece uma troca e um objeto ou pessoa do mundo real acaba sendo sugada pra dentro da história.

Numa noite quando Meggie ainda era um bebê, Mo decide ler um livro chamado Coração de tinta e acidentalmente traz de lá o detestável vilão Capricórnio, seu comparsa Basta e um domador de fogo chamado Dedo empoeirado. No lugar dos três personagens a mulher dele, Teresa, entra no livro. 

Nove anos após o ocorrido ele e sua filha Meggie levam uma vida aparentemente normal até que do nada surge um visitante inesperado querendo conversar com Mo. Meggie nunca desconfiou de nada a respeito do desaparecimento de sua mãe e nem sobre o dom especial de seu pai, mas quando esse visitante surge ela começa a perceber que segredos estão sendo guardados dela a muito tempo. O visitante é Dedo empoeirado e veio alertar Mo sobre os planos malignos de Capricórnio que com o passar dos anos se fortaleceu e montou uma base quase militar no nosso mundo e agora desejava utilizar os poderes de Mo para trazer riquezas e outras coisas assustadoras de dentro dos livros. Com o intuito de proteger Meggie de toda essa história, Mo se vê forçado a fugir e acaba indo para a casa da tia de sua mulher, uma velha colecionadora de livros chamada Elionor.

Com toda essa trama montada a história se desenvolve num ritmo bom, nada de cansar o leitor com passagens cansativas e massantes. Cornelia Funke conduz seus personagens de uma maneira bem gostosa de ser lida. O desespero de querer voltar para casa de Dedo empoeirado, a ganancia por poder e riquezas de Capricórnio, a determinação de Mo para encontrar sua esposa e manter a filha a salvo e a curiosidade e bravura de Meggie são fundamentais para o desenrolar dos fatos e a cada final de capítulo somos surpreendidos com reviravoltas que não nos dão nenhuma dica do que vai acontecer a seguir. O livro faz parte de uma trilogia intitulada Mundo de tinta. Muitas coisas ainda estão por vir nessa história maravilhosa e eu não vejo a hora de virar a última pagina do terceiro e último volume.

Mais do que uma bela história de fantasia muito bem construída esse livro é uma declaração de amor pelos livros e pela leitura, a todo momento existem passagens que indicam isso. Ler algo que fale sobre esse tema para um leitor é algo encantador. Vale muito a pena embarcar no mundo de tinta de Cornelia Funke.

"O ofício de escrever historias tem algo a ver com a magia." - Cornelia Funke.


Titulo: Coração de tinta
Titulo original: Tintenherz
Autor: Cornelia funke
Ano: 2006
Páginas: 455p.
Editora: Cia. Das Letras
Tradução: Sonali Bertuol



quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A Hora das Bruxas vol. II, de Anne Rice

A Hora das Bruxas vol. II, de Anne Rice - Fantasia BR

Dando continuidade aos eventos iniciados em A Hora das Bruxas I, onde o foco principal era narrar a história da família Mayfair, suas tragédias, triunfos e loucuras, sempre envolta em um mistério sobrenatural, Anne Rice encerra com chave de ouro a primeira parte da saga das Bruxas Mayfair, com uma narrativa envolvente e uma trama bastante criativa.

O segundo volume ainda apresenta suas páginas iniciais dedicadas aos extensos arquivos das Bruxas Mayfair, nos apresentando a história da bruxa mais atual, Rowan Mayfair, que é o foco deste segundo volume, a 13ª herdeira do Legado Mayfair e a bruxa mais poderosa que já surgiu na família. Rowan é uma mulher determinada, inteligentíssima, dona de uma certa frieza, confiança e possui um poder jamais visto nas suas antepassadas um poder sobrenatural e assustador. Depois da posse do Legado e de ter descoberto a história de suas antepassadas, Rowan tem a missão de aceitar ou recusar todas as imposições do Legado que incluem ele... Lasher. E a terrível escolha que terá de fazer entre o seu amor por Michael Curry ou as palavras sedutoras e as promessas duvidosas de Lasher.

Sem dúvidas o personagem que mais me chamou a tenção desde o início do volume I foi Lasher, o espirito demônio que está intimamente relacionado com todas as coisas sobrenaturais que cercam os Mayfair. Me pegava esperando ansiosamente por suas aparições que sem dúvidas deixam o livro mais interessante. Você não sabe a natureza dessa criatura, o que ele é, qual seu objetivo ao certo ou até mesmo se ele é bom ou mau. Lasher tem uma aura sedutora e uma sutileza incrível que até você, leitor, é seduzido por suas palavras, sem dúvidas esse personagem foi uma das maiores criações de Anne Rice.

A parte que envolve os arquivos das Bruxas foram bem interessantes e sombrias no decorrer do volume I, porém nesse segundo achei a história meio repetitiva o que deixou o livro meio cansativo no começo. Senti um enorme alívio ao termina-los. Assim que terminam os arquivos a trama evolui bastante e o livro se torna um verdadeiro trilher de suspense e terror com cenas de deixar os seus cabelos em pé. A narrativa de Anne Rice é pesada e detalhada ao extremo, mas tem um efeito quase que narcótico e é viciante. Acho legal o jeito que ela escreve, pois apesar de ser muito detalhista ela sabe descrever bem o ambiente, as situações e os personagens o que enriquece a imaginação do leitor.

Basicamente o livro gira em torno das dúvidas e mistérios sobre Lasher, as imposições do Legado a Rowan e as visões de Michael que é um dos grandes mistérios da trama, aqui você acha que tem uma ideia de como o livro termina mas o final é tipo “What the Fuc%#@?”. Anne Rice realmente surpreende. Ai chegamos no que me desanimou no final, são quase mil páginas esperando uma revelaçãozinha e a autora despeja tudo de uma vez e não, a história aqui só começou! Quer ver o desenlace desse rolo todo? Leia Lasher, o próximo livro da série, e cá entre nós não é pra qualquer um adquirir um livro da Rice que são bem caros e esse não foi publicado ainda naquelas edições furrecas da Rocco, que foi de onde consegui ler A Hora das Bruxas.

Fora algumas cenas de sexo que achei exageradas, beirando a boa e velha pornografia que foram desnecessárias, o lenga lenga no início, alguns fatos repetitivos e um final sem final eu amei A Hora das Bruxas, pra mim é o melhor livro da Anne Rice. Li o volume II em cinco dias o que foi uma grande evolução levando em conta que demorei quatro meses pra terminar o volume I. O livro é muito bem escrito e é daquele tipo de história que, se você curtiu mesmo, não esquece fácil. Algumas cenas ficam realmente gravadas na memória. Como disse antes, Anne Rice não é pra qualquer um ou você adora ou odeia e é aqui, em As Bruxas Mayfair, que ela destrincha todo o seu talento em descrever minúcias. Portanto, se você ainda não leu algo mais “leve” da autora procure outra coisa pra ler antes de conhecer a família Mayfair!

Título: A Hora das Bruxas vol. II
Título original: The Witching Hour, 1990
Autor: Anne Rice
Ano:1994
Páginas: 490
Editora: Rocco
Tradução: Waldéa Barcellos