terça-feira, 1 de abril de 2014

A Aliança dos Castelos Ocultos: Série Controlados vol. I, de Peterson Silva


Originalidade é uma das coisas mais difíceis de se encontrar na literatura atualmente, e a fantasia, onde a inventividade não tem limites, também carece de coisas originais. Nessa sua estreia na literatura, Peterson Silva consegue se utilizar de figuras comuns das obras de fantasia e criar algo novo, diferente e bastante inteligente. Na série Controlados, você verá magos como nunca se viu igual. 

Nada de feitiços escabrosos, invocações fantásticas, e aquele show pirotécnico de bruxos com varinhas mágicas. Em Heelum, o universo fantástico criado pelo autor, magos são pessoas que se utilizam da capacidade de invadir a mente de outros e assim manipula-las ou até mesmo controla-las completamente. Existe uma espécie de universo paralelo chamado Neborum, onde só os magos conseguem entrar, e nesse local as pessoas possuem o seu eu interno, sua alma ou iaumo na manifestação física de um castelo. Para atingir seus objetivos, através de inúmeras técnicas utilizadas pelas diferentes ordens de magos de Heelum, eles invadem os castelos de seus alvos para assim controlar seus donos ou influencia-los plantando informações em seu interior. Por essa capacidade os magos são temidos e ao mesmo tempo venerados tornando-se importantes políticos e grandes senhores de Heelum. A história trata de um brutal jogo político envolvendo esses poderosos seres e o destino de Heelum está no desfecho desse perigoso jogo. 

Apesar de ser uma obra original, com uma escrita madura, que mostra o potencial do autor, A Aliança dos Castelos Ocultos não é uma obra grandiosa. Uma fato que sempre me incomodou com autores estreantes é a pretensão de criar logo de cara uma série. Quando vejo na capa “Livro 1” isso já me desanima (ultimamente até mesmo com autores consagrados!). Penso que, mesmo que o autor queira criar uma série, deveria criar uma história fechada no livro de estreia, que contenha os ganchos para as possíveis continuações. Se o livro for bem recebido pelo público é logico que uma continuação é mais que bem-vinda e os leitores clamarão por ela. 

Esse livro de Peterson Silva tem potencial sim pra atingir grandes públicos, mas se melhor lapidado. Como disse é bem escrito e diferente, porém peca em alguns pontos essências como a maioria dos personagens serem rasos e você não conseguir se apegar à maioria deles. Pra mim quando você se identifica com um personagem, se apega, a leitura flui facilmente. Nesse livro Lamar foi um dos personagens mais bem construído do autor justamente por não ser raso. Ele tem seus dramas familiares, seus medos e uma história que o torna mais vívido. 

Outro ponto essencial foi a falta de clareza em alguns aspectos fundamentais da trama, como a diferença entre magos alorfos e filinorfos. Tive que recorrer a outros meios de me informar sobre essa questão pra poder entender a trama política envolvendo os magos. E o último e mais grave erro do autor foi, com disse, não finalizar o livro. Acho que ele poderia ter centrado a história em um ponto especifico e finalizar nesse livro 1,  pois a maioria dos pontos de vista tinham propósitos muito distintos e nenhum deles teve um fim satisfatório. Posso citar como exemplo Harry Potter. Os livros tinham uma trama fechada que se encerrava a cada volume e uma subtrama por trás (pelo menos até o livro 4) que era a luta contra Voldemort. Esses foram os pontos que não me fazem dar nota uma nota melhor pra A Aliança dos castelos Ocultos.

Apesar de tudo, de cara pude ver que Peterson Silva tem talento e sua série tem sim potencial se for melhor trabalhada. A escrita do autor é leve, tanto que consegui ler relativamente rápido. Outra coisa que gostei foi o vilão, Desmond, malvado e sedento por poder, como um bom vilão deve ser. E o Neborum foi uma sacada genial, adorei! A utilização de pontos de vista diferentes também foi bem colocada e sem demasia de personagens, o que é raro em épicos de fantasia. E a descrição dos locais foi precisa e sem exageros narrativos. Por fim, Heelum foi uma boa descoberta nesses novos universos fantásticos criados por autores nacionais.

Você pode ler o livro e saber mais sobre a obra no site da Série Controlados.


1 comentários:

Obrigado pela resenha, Alysson, fantástica! (no pun intended =p)
Só alguns comentários pontuais:
* Esse na verdade não é o meu primeiro livro. Antes dele tem um livro chamado M10, de ficção científica :-)
* Entendo o que queres dizer com um certo fetiche por séries, uma certa "obrigatoriedade" de transformar tudo numa franquia, num espetáculo, num épico. Lamento isso também; às vezes me sinto da mesma forma, mas escolhi o formato da série por duas razões: Primeiro que, por causa da natureza simbólica da estória, há vários desenvolvimentos narrativos que quero perseguir a partir das premissas e senti que isso, se fosse posto num só livro, não faria justiça às possibilidades da história... Seria apressado, enlatado, sacrificaria certas nuances e complexidades. Ao mostrar vários pontos de vista diferentes pra chegar nesse tipo de história que quero contar posso ter distribuído pouco tempo pra cada história e ter passado os personagens ao leitor com certa superficialidade - eu me preocupo muito com isso, é o tipo de coisa que detesto nas narrativas! Hahehehahehaheh - mas no fim espero compensar isso quando eles, pra usar uma expressão em inglês sem muito paralelo em pt, "come into their own".
E segundo, bem, ser um escritor no Brasil não é fácil, então construir uma "marca" é meio que uma estratégia de longo prazo =] Espero mostrar outros trabalhos num futuro próximo, mais fechados em si mesmos.
Enfim, obrigado novamente! :-D

Postar um comentário