quarta-feira, 28 de maio de 2014

Primeiras Impressões de The 100 [série]


Pouco tempo atrás esbarrei várias vezes com publicidades dessa nova série de livros intitulada, no Brasil, de The 100: Os escolhidos, da autora Kass Morgan. A sinopse era interessante e me interessei em conhecer mais sobre a história. 

Na obra, o que restou da humanidade agora vive em uma estação espacial, como refugiados de uma guerra nuclear que tornou a Terra inabitável. Com a crescente escassez de recursos, 100 prisioneiros adolescentes são enviados para a Terra numa missão suicida de reconhecimento. 

Depois descobri que a série de TV baseada nos livros foi lançada poucos tempo depois do lançamento do livro nos EUA. Se não entendi errado, o livro já tinha vendido os direitos para a TV antes mesmo de ser publicado, gerando mais curiosidade de conhecer o livro.


Por isso resolvi, antes de encarar o livro, dar uma espiada na série. As vezes as adaptações não fazem jus ao livro, mas já dá pra ter uma boa ideia do que esperar. 

Depois de ver dois episódios, só um pensamento ficou em mim: eu já vi isso antes!

É sério, a série chupa tantas referências que uma pessoa mais atenta poderia citá-las em cada uma das passagens. São outras séries, filmes e livros. Só pra falar algumas que me veem a mente, Lost, Mundo Perdido, A Maquina do Tempo, Terra Nova...

A série é visualmente razoável. Não traz nenhuma novidade. A qualidade dos efeitos é o esperado para uma produção para TV. Nos dois primeiros episódios que eu vi, ainda não havia dado tempo dos personagens serem completamente explorados, e eles estavam revelando seus segredos aos poucos. Mas me incomodei particularmente com os irmãos Bellamy e Octavia, que tem motivações bem fracas para as suas atitudes que têm grandes impactos na história. A série falha totalmente em tornar a relação entre os adolescentes crível.


Não espero que adaptações sejam parâmetros conclusivos para se analisar as obras em que foram baseados. Mas com base no que vi decidi esperar. Depois de ler duas resenhas do livro, qualquer chance de eu ler o livro foi embora. Talvez na próxima eu dê mais sorte.

1 comentários:

Olá, Enio
Tudo bem?
Me falaram um pouco sobre a série e eu fiquei bastante interessada quanto a ela, que bom que você falou..
Beijos*-*
Território das Garotas

Postar um comentário